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Como as gerações compram na Internet

Pesquisa da Rakuten revela como as diferentes gerações estão realizando compras na internet. O levantamento mostra também o comportamento das pessoas que nasceram logo depois da II Guerra Mundial – estes são chamados pelos pesquisadores de “babyboomers”.  

Como as gerações compram na Internet

A preferência das pessoas por comprar pela internet já é uma realidade entre todas as gerações. Até mesmo entre os  babyboomers, a geração nascida logo após a Segunda Guerra Mundial, a inclinação pela compra online atinge 84% das pessoas. No entanto, ao contrário do que se poderia pensar, não são os jovens de 20 anos ou menos os campeões na escolha pelo e-commerce.

A porcentagem de consumidores nascidos depois de 1995, a chamada geração Z, que se declararam estar mais propensos a usar o e-commerce para comprar produtos ou contratar serviços ainda é esmagadora (87%), contra 13% que preferem comprar em lojas físicas. Mas os pertencentes a geração Y (os chamados millennials, a geração que estava entrando na idade adulta no início deste milênio), gostam mais ainda: 95% das pessoas que têm entre 27 e 37 anos priorizam a compra pela internet em detrimento das lojas físicas. Essa geração ainda se destaca na compra via telefone celular (40%, enquanto a média foi de 29%) e na busca pelo menor preço. Para 84% das pessoas nessa faixa etária, o custo é o fator que mais influencia na compra.

Os números são de uma pesquisa da Rakuten Digital Commerce com 472 consumidores das 4 gerações. Entre os consumidores da geração X, nascidos entre 1960 e 1979, o índice de preferência por comprar online é igual ao da chamada geração Z: 87%. A geração X se destaca também como a que mais planeja antes de fazer compra (91%), 4 pontos percentuais a mais que a média geral.

A disputa entre as gerações Y e Z continua em outros quesitos. Se por um lado a geração Z é a que mais usa apps (programas no celular, tipo joguinhos) para finalizar suas compras (75%), a geração Y é a campeã nas compras de produtos de saúde e beleza, entretenimento e casa & decoração. Por outro lado, os millennials da geração Y também ostentam um recorde não tão positivo: a compra por impulso, declarada por 32% das pessoas que responderam a pesquisa.

E não pense que os mais velhos ficaram de fora. São eles os que mais compram produtos ou serviços relacionados à viagem e turismo pela internet. Já quando o assunto é segurança, também são os que mais se preocupam; apenas 4% disseram não analisar atentamente todos os aspectos de segurança da loja virtual antes de fazer a compra.